Sinais que seu corpo precisa de Magnésio

Tempo de leitura: 6 min

Sinais de que o seu corpo precisa de mais magnésio

Você está sempre se sentindo cansado, com dores musculares e notou que os seus olhos estão tremendo? Então é bem provável que seja sinais de que o seu corpo precisa de mais magnésio.

Mas quais são os outros sintomas deste problema de saúde? O que pode ser feito para você se sentir melhor?

Desejo de comer coisas doces

  • Segundo uma nutricionista australiana, que é também autora do livro, O Nutricionista Forense, que tem como foco a abordagem investigativa em saúde e bem-estar, relata que aquele desejo forte de comer alguma coisa doce, demonstra a falta de algum nutriente importante, como o magnésio. A perda de magnésio nas mulheres, geralmente está relacionada à menstruação.
  • Se você se exercita, pode ser que o desejo de comer doces, esteja relacionado a um treino muito intenso, já que o seu corpo gasta magnésio para treinar os músculos. De uma forma ou de outra, você não deve ignorar essas mudanças repentinas.  

Dores musculares e câimbras

  • Se você começou a sentir dores musculares e câimbras com frequência e você não pegou pesado no treino, nem qualquer coisa do tipo? A culpa pode ser dos seus níveis baixos de magnésio.
  • Um estudo feito pelo departamento de pediatria na Universidade da Filadélfia, confirmou que a fraqueza muscular é um dos sinais mais comuns de deficiência de magnésio. Se você quiser resolver este problema em casa, tente  massagear os músculos doloridos com movimentos circulares durante alguns minutos, todos os dias. Porém mesmo assim é melhor procurar um médico e deixar que ele resolva o problema de forma apropriada.  

O Magnésio é benéfico para os ossos

  • Outro sinal de alerta para a deficiência de magnésio são os problemas ósseos. Um estudo realizado pelo departamento de metabolismo de uma Universidade em Osaka no Japão revelou que níveis baixos de magnésio aumentam o risco de desenvolver problemas ósseos, principalmente fraturas. Quando o nível de magnésio está baixo, o nível de cálcio no sangue também é reduzido, enfraquecendo os ossos. Então, não ignore esse sinal de alerta e busque ajuda profissional.

Insônia, Estresse e apatia

  • Cientistas alemães descobriram que o magnésio ajuda no processo de ativação do seu sistema nervoso parassimpático, que é o responsável por fazer o seu cérebro relaxar. Então se você tem falta de magnésio, é bem provável que desenvolva insônia ou tenha problemas para dormir. Além disso, a deficiência de magnésio está diretamente ligada às dores musculares, por isso essa dupla pode causar a síndrome das pernas inquietas, um problema de saúde bastante desagradável que faz você sentir fincadas nas pernas e um desejo incontrolável de movimentá-las. então é melhor você procurar um médico e descobrir a origem do problema.  
  • É normal sentir-se exausto de vez em quando e querer ficar na cama o dia todo, mas se essa vontade não passar, é porque tem alguma coisa errada e pode ser algo relacionado com seus níveis de magnésio. Veja só, este elemento essencial é responsável por fortalecer o seu sistema nervoso e te ajudar a relaxar. Então a falta de magnésio gera ansiedade e estresse constante e é exatamente por isso que a sua depressão pode não ter nada a ver com seu estado emocional. Seu estresse pode ser puramente físico. Ir ao médico vai te ajudar a lidar melhor com esse problema e a voltar a ter uma vida feliz.

Refluxo ácido e Constipação

  • A médica naturopata Melissa Glover, afirma que o magnésio impede a liberação de comida e de ácido estomacal dentro do esôfago, então, se o seu organismo não tem esse nutriente em quantidade suficiente, o processo se inverte, permitindo que o ácido estomacal entre no esôfago, isso causa uma sensação de queimação, a qual geralmente é chamada de refluxo ácido ou azia. Se você está passando por esses problemas descritos, é melhor procurar um médico e seguir as recomendações dele.
  • Os motivos de você sofrer com a constipação, variam desde estresse, até um baixo consumo de fibras e claro o magnésio pode ser a causa disso também. O magnésio tem um efeito relaxante em muitas partes do seu corpo, inclusive no aparelho digestivo. Então se o seu organismo tem pouca quantidade desse mineral, seus intestinos não vão funcionar corretamente e você sofrerá de constipação. Mais uma vez ir ao médico é a única forma de acabar com o problema de uma vez por todas.  

Cansaço e dor de cabeça intensa

  • Assim como estresse e apatia, a fadiga em si nem sempre é sinal de problemas internos. Você pode estar simplesmente cansado, mas o cansaço constante é um sinal de alerta, que não deve ser ignorado e o magnésio pode ser o culpado. O fato é que esse mineral é absolutamente necessário para criar energia nas nossas células, sem ele você não terá energia suficiente, nem para abastecer as suas células, ai você começa a sentir cansaço, falta de energia e falta de vontade de se mover.
  • A deficiência das vitaminas A,B,C e D, podem causar dores de cabeça frequentes, que geralmente atingem apenas um lado da cabeça, dependendo da vitamina que está em falta. Mas se o problema for a falta de magnésio, sua situação será bem pior, já que isso pode causar enxaquecas severas. Veja só, com a queda do nível de magnésio, os vasos sanguíneos do seu cérebro começam a se comprimir e expandir muito rapidamente, causando dor extrema. Então ao invés de achar que a dor vai sumir sozinha ou tomar algum analgésico, marque uma consulta e converse com o médico.

O Magnésio ajuda a regular a pressão arterial

  • Um estudo feito por pesquisadores franceses mostrou que a falta de magnésio aumenta a pressão arterial. Outros estudos de observação realizados por cientistas ingleses e norte americanos, também mostraram uma ligação entre níveis baixos de magnésio e hipertensão. Como você já deve saber, a hipertensão só aumenta suas chances de ter alguma doença cardíaca, ainda bem que existem alguns jeitos naturais de lidar com esse problema, como se exercitar regularmente, ingerir menos álcool e cafeína e não fumar, uma alimentação rica em potássio, também pode ser benéfica. Então inclua mais legumes, principalmente, batatas e tomates, frutas como: melão, laranja e damasco, laticínios e chocolate amargo na sua alimentação. Porém o melhor jeito de resolver esse problema, continua sendo procurar um médico, ele poderá descobrir o que provocou o aumento na pressão arterial. 

Alimentos ricos em Magnésio

Muitas vezes, é a alimentação incorreta que causa deficiência de magnésio, é por isso que uma dieta balanceada pode mudar as coisas e fornecer as doses diárias de magnésio que seu corpo precisa, basta incluir mais dos seguintes alimentos no seu cardápio:

  • verduras como brócolis, espinafre, ervilhas, acelga e couve.
  • frutos do mar, peixes como o salmão, atum e a cavala.
  • leite, iogurtes, chocolate amargo.
  • frutas, mas principalmente, abacate, banana, framboesa, uva e ameixas.
  • nozes, castanhas, amendoim, sementes de linhaça e abóbora.
  • grãos integrais, mais especificamente arroz integral e aveia.
  • leguminosas como o grão de bico, feijão preto, feijão branco e roxo

Incluir mais destes alimentos ricos em magnésio na sua alimentação ajudará o seu organismo a se recuperar. Mas não se esqueça de que normalizar seus níveis de magnésio é uma coisa, mantê-los como devem ficar é outra. Então para prevenir uma deficiência de magnésio no futuro, diminua o consumo de bebidas alcoólicas, glúten, alimentos processados e açúcar refinado.

E, não esqueça de procurar um médico e seguir suas orientações.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!