Entenda o efeito sanfona
Entenda o efeito sanfona. Pessoas que vivem engordando e emagrecendo, chega um momento que têm muita dificuldade de tornar a emagrecer e existe uma explicação fisiológica para isso.
Um estudo demonstrou que em todo o processo de emagrecimento, quando se perde cerca de 10% do seu peso corporal. A resposta fisiológica do seu corpo é a queda do metabolismo e o que acontece se volta a ganhar peso. É que não se retorna a um patamar anterior de metabolismo, você retorna um patamar abaixo de metabolismo.
Ou seja, uma pessoa que vive num efeito sanfona, o metabolismo estará cada vez mais lento e isso ocorre porque na genética de sobrevivência. Temos uma maior capacidade de poupar energia numa eventual falta de comida. Quando você emagrece, o seu corpo entende que algo está errado e começa a poupar energia, por isso que somente 20% das pessoas que conseguem emagrecer, conseguem manter o peso.
O Efeito Sanfona Retarda o Metabolismo
Existem estudos que mostram e toda vez que você emagrece você diminui a produção de hormônios, como por exemplo, os hormônios tireoidianos T3, um hormônio extremamente importante e você aumenta a produção de cortisol, que faz você diminuir o gasto energético e diminui a oxidação de gordura ou seja diminui o metabolismo e diminui a queima de gordura, uma resposta fisiológica de proteção.
A grande maioria dos estudos mostram que quem não faz atividade física durante o processo de emagrecimento ou quem não mantém atividade física após o emagrecimento, não consegue manter a perda de peso. Pesquisas falam que o ideal é que você faça uma hora de atividade física, seis vezes por semana, assim você vai conseguir manter a perda.
Outro motivo que dificulta muito conseguir manter o peso, é evitar a perda de massa muscular. Pessoas quando engordam, geralmente, engordam de gordura e não de músculo, podem até ganhar um pouco de músculo, mas quando emagrecem, sempre perdem um pouco de massa muscular e isso é mais um fator que contribui para a desaceleração do metabolismo. Porque quanto mais músculos você tiver, maior será sua taxa metabólica de repouso.
Evite o Acumulo de Gordura Corporal
Quando você atinge os 45 anos e acumula muita gordura abdominal, você está próximo ao período climatério. 95% das mulheres vão entrar na menopausa entre 45 e 50 anos e isso também tem uma influência importante no metabolismo e justamente é isso que ocorre, perde-se a gordura do quadril e acumula-se mais no abdômen. O que também é uma gordura extremamente maléfica chamada metabolicamente de gordura ruim, porque é uma gordura visceral inflamatória, que aumenta o risco de doenças.
Então, sugiro que você faça um check up hormonal para entender como é que estão os seus níveis hormonais. Se você precisa de um tratamento nesse sentido que pode te ajudar no seu metabolismo e te ajudará a ter mais resultados no seu emagrecimento.
Outra coisa extremamente importante é que você tenha mais regularidade na sua alimentação e na atividade física, conseguindo manter essa rotina por um ano e meio ou dois, então você terá mais facilidade em manter o peso, tendo sucesso no seu tratamento e melhorando a sua saúde.
Deixe um comentário