Compulsão Alimentar
Você come descontroladamente? Tem compulsão alimentar, mas está sempre querendo emagrecer?
Dá três passos para frente, mas de repente vem um final de semana ou você passa aquele nervoso, aquela raiva e come mais do que tudo e quando vê tem aquela sensação horrível que mais uma vez colocou tudo a perder.
Se sente um fracasso e a culpa acaba sendo sempre a sua companheira?
Quero te ajudar a resolver essa ansiedade por comida. Eu vou compartilhar contigo três passos para você combater a compulsão alimentar pela perspectiva da psicologia.
Se Concentre na Alimentação
Quando você come e está fazendo outra coisa ao mesmo tempo, não dá tempo do seu estômago mandar o comando para o cérebro que você já comeu o suficiente, que é a hora de parar, porque você come rápido.
Você está comendo e está se distraindo no celular, na televisão, está dirigindo e quando percebe comeu demais.
Então quando você for comer, apenas coma, deixe o celular do lado, desligue a televisão e preste atenção no que você está comendo. Deguste, procure comer devagar e você vai perceber como você vai ficar satisfeita e não precisará comer grandes quantidades.
As pessoas que realmente gostam de comer, são aquelas que estão saboreando e curtindo a comida.
Diga Não para a sua Compulsão
Esqueça a idéia de controle, se você quer verdadeiramente resolver a sua compulsão alimentar. A primeira coisa é você abandonar essa ideia que tem que controlar o que come, controle não dá certo pra ninguém, na verdade, você tem é que ter uma boa relação com a comida.
Não é controlar a comida e o que acaba deixando a compulsão mais acentuada, se impedindo de comer isso ou aquilo. E quando você fala “não” ao seu cérebro, fica com mais vontade ainda de comer. Porque no fundo é aquilo que é muito gostoso e isso atrapalha muito a sua relação com a comida.
Então procure se relacionar com os alimentos, procure estar presente na hora que você vai comer, esqueça as dietas restritivas. A gente resolve se relacionando, então não é evitar o que vai comer, é olhar para aquilo e construir uma relação saudável.
Não é controlar é se relacionar, não é evitando que resolvemos um problema, se você tem uma pessoa que tem uma relação difícil, tem algum conflito. Não é evitando que você vai resolvê-lo, você resolve quando você encara, quando você se relaciona, faça isso então, com a comida, com os alimentos.
Controle a sua Compulsão Alimentar
Ao invés de você mudar o que come, ao invés de ficar preocupada com o que vai comer, ou o que não vai poder comer.
Enfim, a idéia não é mudar o que come, mas é mudar quem come, porque quem tem descontrole com a comida, quem padece da compulsão alimentar.
Se geralmente as suas emoções como estresse, cansaço, tristezas ou alegrias te levam a comer sem parar, cuidado! Assuma o controle.
Qualquer sentimento acaba levando para a comida, isso quer dizer que possivelmente você tenha dificuldades para lidar com as suas emoções.
Procure ter mais equilíbrio emocional, procure olhar a sua vida de uma forma diferente.
Pessoas que têm compulsão alimentar, que tem descontrole com a comida, geralmente são pessoas que não estão lidando bem com as suas realidades pessoais e buscam refúgio na comida.
Ela vem como um jeito de entorpecer uma realidade dolorosa, então esse terceiro passo é importante para que mude quem come ao invés de mudar apenas o que come.
Deixe um comentário