Como casais inteligentes constroem sua independência financeira

Tempo de leitura: 4 min

casal com independência financeira

Casais inteligentes constroem independência financeira

Se duas cabeças pensam melhor que uma, por que não usar isso em nossos relacionamentos?

As questões financeiras, às vezes, são deixadas de lado na vida de um casal, por que pode parecer um assunto chato de ser conversado. Mas quando os dois querem caminhar juntos e ter uma vida próspera, é essencial ter essa conversa.

Por que juntar dinheiro e se enriquecer se posso aproveitar o presente?

Por incrível que pareça muita gente não consegue responder essa pergunta. Para mim é para ter liberdade. Ser financeiramente livre. É essa a minha motivação para poupar sempre quando recebo algo.

Chegar em algum momento da vida onde poderemos decidir, se ou quando, vamos trabalhar, que podemos viajar para aonde quisermos, ler a quantidade de livros que podemos ler, enfim, isso é uma sensação maravilhosa.

Qual o primeiro passo para um casal inteligente enriquecer junto?

Primeiramente, precisamos ter ao nosso lado uma pessoa que também queira se enriquecer. Não adiantará em nada você poupar 50% do seu salário se sua esposa ou marido gastar 50% a mais.

Portanto, é importantíssimo alinhar os pensamentos de ambos o mais cedo possível. Esperar casar e depois descobrir que seu marido ou mulher gasta ou poupa excessivamente, será uma surpresa não muito agradável e essa é uma das causas de muitos relacionamentos acabarem.

Mas a boa noticia é que todos podemos conseguir nossa independência financeira, basta seguirmos alguns pontos ou sermos ajudados por alguém do assunto, como um consultor financeiro, ou começar a ler alguns livros pertinentes a esse assunto.

Mas como fazer isso quando se começa um relacionamento?

Alguns passos simples são essenciais.

  • Construam sonhos e planos comuns: Fazer isso é ótimo, alinhar o pensamento com quem a gente ama e buscar objetivos comuns.
  • Se disciplinem em relação às contas e aos investimentos. A vida é como um navio, se não decidirmos pra onde queremos ir, qualquer lugar será apenas mera questão de acaso.
  • E por último: celebrem as conquistas: Devemos trabalhar o máximo para atingir nossos objetivos, mas guardar um tempo para comemorar esses momentos é essencial. O prazer em comemorar aumentará ainda mais sua satisfação em ter conquistado o objetivo proposto e te dará ainda mais ânimo para criar novos objetivos e metas.

Mas e aí, como alcançar a independência financeira?

O primeiro passo para a independência financeira, é gastar menos do que se ganha.

Depois disso, temos que traçar um plano sobre o quanto poupar por mês e por quanto tempo, com objetivo de obter a renda que se pretende ter na aposentadoria.

Muitos conflitos começam a aparecer em relacionamentos por causa de dois diferentes caminhos traçados, sobre o que fazer com o dinheiro conquistado: Ou o casal passa o todo tempo gastando o que ganha e assumem padrões de vida acima do ideal e depois de um tempo, percebem o erro que cometeram. E aí diminuir o padrão de vida é um golpe tremendo na vida dos dois, que por muitas vezes acaba resultando em separação.

Ou o casal poupa excessivamente e acaba esquecendo do presente, só vivendo em função do futuro, e quando o futuro chega, percebem que poderiam ter aproveitado quando tinham mais disposição.

Nem 8 nem 80. Encontrar o nível de poupança ideal para cada casal é um dos pontos mais importantes quando começar a pensar em liberdade financeira.

Qual é esse valor?

Isso é a pergunta que deve ser feita. Só com a resposta na cabeça que se pode começar um plano. Quando começo a falar de futuro, de como se organizar financeiramente, muitas pessoas começam a me falar que devemos aproveitar o presente e o futuro a Deus pertence, ou, e se eu morrer amanhã, o que vai acontecer com o dinheiro guardado?

Essa é uma ótima pergunta, mas ela deveria ser refeita assim, o que aconteceria se eu não poupasse nada e sobrevivesse?

A busca de um futuro financeiramente estável traz paz. É essa resposta que me move financeiramente!

O livro CASAIS INTELIGENTES ENRIQUECEM JUNTOS, de Gustavo Cerbasi,  tem muitas informações, tem opiniões e ajuda, para quase todas as situações financeiras de um casal, como fazer quando se tem um filho, sobre herança, porcentagem para poupar, tipos de investimentos e até o que fazer em casos de endividamento, mas quero finalizar deixando duas regras que praticamente estão em todos os livros sobre finanças ou planejamento financeiro.

Primeiro, diversifique o investimento. Focar em apenas um tipo de investimento pode aumentar suas chances de ganhar mais dinheiro, porém aumenta muito seu risco. Para o objetivo de ter liberdade financeira, a diversificação é fundamental.

E segundo, paguem-se primeiro, ou seja, recebendo o salário, se prontifique a pensar no seu compromisso feito com seu planejamento para garantir um futuro de tranquilidade e sem dificuldades.

Se vocês planejarem o futuro e assumirem o sério compromisso de se pagar primeiro, esse futuro será uma deliciosa continuação da sensação de segurança do presente. Algo que, no Brasil, somente poucas pessoas conseguem.  

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!