Nem todos terão a mesma capacidade de persistir num relacionamento tremendamente desgastado e destruído pelo tempo.
Temos que ter perseverança e realmente acreditar que um dia tudo será diferente, mas até quando?
Ele tentou por 17 anos. Mas tentou da maneira certa? Acredito que não, porque quando somos assertivos, tudo se resolve mais rápido do que se imagina. Às vezes, trata-se apenas de alguns ajustes, meros detalhes a serem consertados.
Mas, infelizmente, o casal acredita que os problemas são gigantescos e o abismo é estratosférico, tornando assim a relação irrecuperável.
O maior problema entre os casais é de longe o diálogo ineficaz
O diálogo é a chave de um relacionamento
O casal não sabe expressar o que sente, além disso, nenhum dos dois consegue sequer perceber o que sente ou o que quer um do outro.
Acusações como: “chegando a essa hora? Estava com quem até agora?!” ou “não esperei você pra jantar porque, com certeza, estava num lugar mais interessante” se tornam mais frequentes e substituem questionamentos pacíficos do início da relação, como: “amor, aconteceu alguma coisa? Fiquei te esperando pra jantar e fiquei preocupada com você…”
Você vai sendo tomada por um misto de pensamentos: “o que está fazendo até agora? Com quem está? De novo, deve ter encontrado aqueles amigos ou amigas! É muita falta de consideração!”
Esses pensamentos desencadeiam sentimentos ruins, tais como raiva, frustração, insegurança e um profundo sentimento de fracasso.
Ao mesmo tempo que o orgulho te impede de demonstrar o que realmente está sentindo, o medo é tanto de mostrar suas vulnerabilidades e suas fraquezas, que você se reveste de aparente insensibilidade, frieza, indiferença e total apatia.
Por fim, tudo isso gera palavras tremendamente hostis e atitudes e comportamentos agressivos.
Estão vendo como o diálogo pode ser a chave de ouro para resolver questões aparentemente irreparáveis?
É só uma questão de aprender o que você ainda não sabe!
Somente um profissional altamente capacitado é capaz de diagnosticar e intervir terapeuticamente nos vínculos de uma família, ajudando a resolver os problemas de relacionamento de maneira objetiva e eficaz.
Deixe um comentário