Por mais que seja difícil entender, as traições acontecem mesmo amando muito o parceiro.
E somente o amor não impede que o outro vá embora. Somente o amor não sustenta uma relação.
Queremos realmente acreditar que o amor será suficiente para manter uma relação saudável por longa data, mas o amor precisa de alicerces que, se não estiverem bem estruturados, ele sozinho não se sustentará.
Se o casal não souber se comunicar de maneira eficaz, se fazendo entender e compreendendo o que está sendo dito, o entendimento se torna falho. Por mais que vocês tentem, a cada tentativa surge muita decepção e muita frustração.
Quando não se ouvem, não entendem o ponto de vista um do outro, e não conseguem se respeitar. Assim, a falta de paciência e a irritabilidade vão se tornando constantes na vida do casal.
Os gritos e as discussões vão fazendo parte do dia a dia. Enquanto que gestos de carinho e palavras afetuosas vão desaparecendo cada vez mais. O relacionamento vai se tornando pesado e exaustivo, vocês vão ficando mais tempo calados, distantes e aparentemente insensíveis um com o outro.
Esse “aparente” descaso (digo “aparente” porque por dentro sabemos como dói nos sentirmos rejeitados pelo outro) e a indiferença são apenas uma couraça protetora, uma vez que não queremos que ninguém perceba nossas fragilidades.
Entramos num looping de insatisfações e desentendimentos.
Todos esses sentimentos, aliados à falta de diálogo e profunda desatenção, fazem com que nos sintamos sozinhos, pouco amados e pouco desejados na relação.
E, nesse momento, é aberto um portal enorme para que ocorra um relacionamento extraconjugal, pois, infelizmente, a maioria dos casais não sabem identificar essas carências. E, sem nenhuma inteligência emocional, optam pelo caminho mais acessível.
Então, o amor ainda existe, mas a relação está tão ruim que o casal oscila o tempo todo entre ficar e tentar mais uma vez ou partir de vez para uma nova história. Independentemente do que escolherem, enquanto não aprenderem a se relacionar, qualquer investida trará profundas desilusões e uma enorme sensação de fracasso.
Somente um profissional altamente capacitado é capaz de diagnosticar e intervir terapeuticamente nos vínculos de uma família, ajudando a resolver os problemas de relacionamento de maneira objetiva e eficaz.
Deixe um comentário