A falta de diálogo é um problema constante que vem ocorrendo com a grande maioria dos casais.
Quando se dão conta, estão permanecendo grande parte do tempo em silêncio. Os assuntos normalmente giram em torno dos filhos, das contas a pagar ou questões do dia a dia. E, com o passar do tempo, passam a evitar os momentos a dois.
E por que evitam esses momentos? Justamente por não terem assuntos agradáveis, interessantes ou divertidos.
Provavelmente, em algum momento, as críticas e as desavenças foram invadindo a relação. Para evitar que se tornasse cada vez pior, buscaram no silêncio seu maior aliado.
Os casais não estão sabendo conversar e se ouvir; não sabem qual o melhor momento de abordar um assunto delicado. Não estão sabendo ser flexíveis, e quando tem de lidar com alguém que acredita ser o dono da verdade, fica mais difícil ainda chegar à um consenso.
Como mudar essa situação?
Temos que entender, acima de tudo, que o casamento é feito de pessoas diferentes, que possuem seus valores e propósitos e nem sempre as opiniões serão as mesmas. Por isso, temos que aprender a sermos humildes e saber ceder quando for necessário.
Todos os dias mudamos um pouquinho. Acreditar que conhecemos o outro porque convivemos há muitos anos também é um erro. Para conhecer o outro, é preciso saber ouvir com a alma, colocando-se no seu lugar para perceber suas verdades e sua visão de mundo.
Quanto mais você se fecha em suas opiniões, mais vai construindo uma barreira intransponível entre vocês; até o momento que não sabe mais como restaurar a vida a dois. É assim que vocês vão se tornando estranhos sob o mesmo teto.
Se você já percebeu esse silêncio entre vocês, evite ficar apenas focando em reclamações e cobranças, tentando iniciar um diálogo envolvente e cativante com o seu parceiro.
Deixe um comentário