Quais os Benefícios do Ômega 3

Tempo de leitura: 7 min

cápsulas de ômega 3

Benefícios do ômega 3

O Ômega 3 é uma gordura poli-insaturada. Entre os benefícios do ômega 3, o mais reconhecido está na proteção da saúde cardiovascular e cerebral.

Ele possui três tipos de ácidos graxos (ALA, EPA e DHA) chamados de essenciais, pois o organismo não consegue produzi-los. Quando as membranas celulares estão repletas destes ácidos, as funções das células ocorrem de forma muito melhor.

Ele também age em um componente dos neurônios e no recobrimento da retina ocular, parte dos olhos que tem o poder de realizar o processo de enxergar.

Diminuição do risco de doença cardíaca

  • Estamos tendo uma epidemia de saúde cardíaca nos dias de hoje. De acordo com o centro de controle e prevenção de doenças, mais de 600 mil pessoas morrem de doenças cardíacas todos os anos nos Estados Unidos! Mas acredite ou não, certamente o consumo de óleo de peixe pode ajudar.
  • Um estudo no Canadá, confirmou que os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 do óleo de peixe, diminuem o risco de desenvolver doenças cardíacas. Portanto, esses ácidos diminuem o nível de triglicerídeos, que contribuem para a pressão alta, que é causada pelo acúmulo de placas nas artérias.
  • O óleo de peixe vai limpar seu organismo de dentro para fora, para que o seu coração não tenha que trabalhar tão duro bombeando o sangue por todo o corpo.

Raciocínio mais claro

  • Se você está lidando com confusão mental e memória fraca, então óleo de peixe está o seu dispor mais uma vez. Esses maravilhosos ácidos graxos ômega 3 também contêm DHA. Este ácido é responsável por garantir que suas membranas celulares permaneçam saudáveis e que as suas vias neurais fiquem fortes.
  • Um estudo realizado no Rio Grande do Sul, sugerem que o óleo de peixe pode até prevenir o aparecimento do Alzheimer. O óleo de peixe é por vezes, prescrito para crianças com o distúrbio do déficit de atenção DDA, portanto, ajuda na concentração e a pensar com clareza.

Imunidade mais forte

  • Os benefícios do ômega 3 não funciona apenas em um determinado órgão, como o cérebro ou o coração, ele protege todo o organismo, melhorando sua imunidade. Tudo tem a ver com os ácidos poli-insaturados contidos no ômega 3, eles estimulam a produção de prostaglandinas. Esses elementos por sua vez, fortalece o sistema imunológico e da mesma forma, ajudam seu corpo a lidar com todos os tipos de infecções. Se você é o tipo de pessoa que está sempre pegando um resfriado e fica doente facilmente, deveria usar óleo de peixe em sua vida.   

Melhora a resistência física

  • Ciclistas profissionais tiveram um aumento de resistência física depois do uso dos ácidos graxos do óleo de peixe. Pesquisadores realizaram um estudo que confirmou o efeito positivo desses nutrientes para a nossa resistência. Quando você toma óleo de peixe regularmente, seu corpo começa a usar a gordura durante longos treinos, poupando suas reservas de glicogênio para os exercícios mais difíceis. Este processo basicamente aumenta o tempo em que um atleta pode fazer atividade física, portanto se você treinar duro este pequeno impulso certamente será útil.   

Melhoria da saúde das articulações

  • Por volta do século 20, os médicos começaram a perceber que as pessoas que vivem perto do mar e comem peixe, dificilmente sofrem com dores nas articulações. Nossas articulações precisam de gordura, sem isso, os tecidos das articulações perdem sua elasticidade, o que eventualmente leva a ferimentos graves, e o óleo de peixe é um dos melhores produtos para evitar este problema.
  • Um estudo realizado no México, provou que o óleo de peixe pode ser bastante eficaz no alívio e prevenção da dor nas articulações. Em suma, não vai curar completamente a sua artrite, porém, pode impedir que os problemas nas suas articulações se agravem.

Recuperação muscular mais rápida após os treinos

  • Você pensou que o aumento da resistência era o melhor que o óleo de peixe podia fazer pelos atletas e fãs de ginástica? Você está enganado! Estudos feitos, pediram aos participantes que tomassem óleo de peixe depois de seus treinos e relatassem qualquer mudança. Os resultados foram surpreendentes, a maioria deles relatou ter menos inflamação e dores musculares após o exercício.
  • Outros experimentos mostraram que a abundância de ácidos graxos poli-insaturados contidos no óleo de peixe, é capaz de proteger as células nervosas de ferimentos e até mesmo impedir sua morte. Conclusão, se tomar óleo de peixe regularmente, certamente irá intensificar seus treinos regulares, tornando-os duas vezes mais eficazes.

Menos estresse e um humor melhor

  • Se você leva uma vida agitada e ocupada, sabe o quão importante, mas difícil poder relaxar e desestressar. Felizmente para nós, os ácidos poli-insaturados do óleo de peixe, aumentam a produção do hormônio da felicidade, a serotonina, melhorando o seu humor e diminuindo os níveis de estresse.
  • Posteriormente, um estudo descobriu que o óleo de peixe é ótimo para combater a depressão, e pode ter uma influência positiva em pessoas com esquizofrenia e outras doenças mentais. Parece então um produto verdadeiramente universal e um item imprescindível para melhorar a saúde e o bem-estar.

Diminuição da pressão ocular

  • Você ouve falar muito sobre cuidar do seu coração, pulmões, fígado, entre outros, mas não ouve falar muito sobre a importância da saúde dos olhos. Definitivamente não é algo a ser subestimado, o óleo de peixe pode fazer muito por você nessa área também.
  • Os médicos recomendam que os pacientes de glaucoma tomem óleo de peixe, porque seus ácidos graxos ajudam a reduzir a pressão no olho e remove o excesso de líquidos. Estudos confirmam isso também! Pesquisadores da China, descobriram que fontes adicionais de ácidos graxos ômega 3, podem prevenir problemas oculares. Não pense nisso como uma cura completa, por outro lado, é uma das formas eficazes de manter os olhos saudáveis.

Uma fonte adicional de vitaminas e minerais

  • O óleo de peixe não é apenas recheado com ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, ele também tem uma série de vitaminas e minerais úteis. Naturalmente, os nutrientes podem variar dependendo do tipo de peixe e muitos outros fatores. Em geral, a maioria dos tipos de óleo de peixe tem um conjunto completo de nutrientes cruciais que o seu organismo lhe agradecerá.
  • As vitaminas A e D, ajudarão você a se livrar dos cabelos quebradiços e permitir que o seu corpo absorva melhor outros minerais necessários, como cálcio e fósforo. A mistura de nutrientes que você obtém do óleo de peixe, melhoram a sua saúde e faz você ficar saudável em pouco tempo.

Pele radiante e suave

  • Via de regra, quando o nosso sistema funciona melhor, isso aparece na nossa pele. Então, todos os benefícios do ômega 3 para a saúde interna que mencionamos até agora, aparecerão no seu rosto. No entanto, o óleo de peixe tem uma coisa que a sua pele não consegue obter de maneira suficiente, o colágeno. O colágeno é a base elástica da sua pele e basicamente quanto mais colágeno você tem, menos rugas verá em seu rosto.
  • Com o tempo perdemos colágeno devido ao envelhecimento e estresse constante, felizmente os ácidos graxos ômega-3 armazenam o colágeno, ajudando sua pele a ficar jovem e fresca. O óleo de peixe também pode combater a acne, de acordo com estudo realizado, os ácidos ômega 3 tem um incrível efeito anti-inflamatório. Como a acne é a inflamação da pele, o óleo de peixe vai ajudar a limpá-la. Se você quer ter uma pele brilhante e suave, o óleo de peixe deve se tornar seu melhor amigo.

Perda de peso

  • Se você está lutando com seu peso e tentou quase todas as dietas conhecidas pela humanidade, pode querer experimentar os benefícios do ômega 3. Um estudo descobriu que o consumo regular de óleo de peixe diminui o apetite e amplia a sensação de saciedade.
  • Os ácidos ômega 3 aumentam a capacidade do corpo de quebrar as gorduras. Portanto, quando você toma óleo de peixe, seu corpo usa as gorduras como fonte de energia em vez de armazená-las.

Como consumir ômega 3

Agora que, certamente, sabemos por que devemos tomar óleo de peixe para melhorar a saúde e a aparência, vamos falar sobre qual óleo de peixe você deve escolher e como exatamente pode consumi-lo.

A primeira coisa que você precisa considerar ao escolher um tipo de óleo de peixe é do que ele é feito. No entanto, a maioria das vezes o ingrediente principal é o fígado de bacalhau, já que é simples e não tão caro. Porém, o fígado de bacalhau contém muitas toxinas e metabólitos nocivos que podem superar todos os benefícios. Então, escolha óleo de peixe feito da carne e do músculo do peixe, vai ser muito mais suave para o seu organismo.

Quanto ao consumo, a melhor escolha é tomar um suplemento junto com a refeição ou logo após.

No entanto, para quem quer adicionar óleo de peixe em seu cardápio, não consuma isso se você for alérgico a pescados obviamente, mas também se tiver problemas de tireoide, fígado, rins ou problemas digestivos. Se você estiver grávida ou amamentando também não deve consumir óleo de peixe.

Concluindo,  podem existir outras restrições, dependendo da sua saúde, por isso não deixe de consultar o seu médico antes de começar.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!