A falta de espiritualidade em nosso interior

Tempo de leitura: 2 min

procurando espiritualidade

A espiritualidade está em falta

Porque a espiritualidade voltada para o autoconhecimento, autodesenvolvimento e a aproximação do Divino (ou como queira chamar) vem sendo cada vez mais explorada, no bom sentido, pela sociedade?

A espiritualidade, o autoconhecimento, o autocontrole, tem sido cada vez mais procurado, porque está faltando.

Está faltando no mercado, no mercado interno.

Nós conseguimos ter coisas materiais, vivemos de uma certa forma, uma certa conveniência, temos alimentos, temos casa, carro, a cidade está repleta  de carros, mal conseguem andar de tantos carros, mas de repente, está faltando alguma coisa e essa coisa não é material.

Então, eu vou procurar me conhecer, e isso se chama neurociência.

Como dizia um monge tibetano há alguns anos atrás: “a grande mudança da civilização é a descoberta da mente humana, como ela funciona.”

A espiritualidade não é um supermercado

Estamos muito curiosos, todos nós, “como é que se dão essas sinapses neurais?” “O que sou eu, este ser que é um mutante e que continua se transformando o tempo todo? Como funciona a mente, o que são sentimentos e emoções?” “Será que é possível viver com mais tranquilidade? Porque eu sinto tanta agitação em mim.”

Então nós temos uma população que percebeu o nível de ansiedade, um nível de estresse muito grande e que está procurando caminhos de autoconhecimento.

E essa sensação está crescendo muito. Por que? Porque está faltando.

Se houvesse em abundância, talvez ninguém procurasse.

Então eu acho que é um momento bonito, importante da nossa vida como grupo, como sociedade. Esta procura por várias práticas meditativas, grupos de espiritualidade, grupos de orações, procurando alguma coisa que a gente não compra no supermercado e no shopping center.

Mas é interessante. Existe até um supermercado de espiritualidade! Se você não tomar cuidado, você vai ficar experimentando um pouquinho de cada sabor e no final a sua boca vai ficar tão confusa, que você nem vai saber mais que sabor tem aquilo que você está experimentando.

Siga um caminho para encontrar a espiritualidade

Então, para quem quer um caminho de espiritualidade, veja aquilo que você tem mais afinidade neste momento, e pode mudar daqui a alguns anos, e se dedique, se entregue a essa prática, percorra esse caminho em vez de ficar pulando de um lugar para o outro e nunca chegar no topo da montanha, porque a ideia é essa, como eu vejo isso com mais amplitude, a minha própria vida e eu mesmo.

Mas, se eu fico pulando de um lado para o outro, não vou chegar a lugar algum. Então cuidado pra não entrar no supermercado da espiritualidade, experimentar todos os sabores que tem lá, sem ser capaz de escolher nenhum deles, senão você não vai levar nenhum pra casa ou nenhum deles vai levar você para sua casa verdadeira, pro seu eu verdadeiro.

(Texto inspirado nas palavras da Monja Coen)

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!