Sintomas que indicam que você pode estar sofrendo com a ansiedade.
Uma forte característica de pessoas ansiosas é que qualquer coisinha, toma proporções acima da realidade, levando esse tipo de pessoa ao constante sofrimento, por estar a todo momento preocupado com diversas questões.
Muitas vezes as preocupações levam a um forte desgaste, pois um alto nível de estresse consome muita energia de qualquer ser humano, em vários momentos essa fadiga causada, acaba levando à negligência de simples tarefas, como arrumar a casa ou preparar o jantar, isso pode até afetar a vida profissional, seja na procrastinação da entrega de um relatório ou mesmo um grande acúmulo de tarefas.
Ansiedade e síndrome do pânico nem sempre andam juntos
Nem sempre as pessoas que sofrem com ansiedade, também sofrem com síndrome do pânico, mas o cenário inverso é muito mais comum do que você imagina. O pânico leva pessoas a terem um forte medo de toda e qualquer situação que se expõe.
A pessoa passa a ter medo de sentir pânico novamente, então, cria medo do próprio ato de sentir medo. Lembrando que o pânico além do medo em si, tem vários sintomas físicos e psicológicos e pode ser muito prejudicial à sua saúde.
Ansiedade pode causar sintomas físicos
Os sintomas físicos da ansiedade são dificilmente captados por exames, mas se não tratados de forma eficiente, podem trazer malefícios à saúde, como os seguintes sintomas: tremor, fadiga, falta de ar, suor excessivo, garganta trancada, problemas na digestão e problemas abdominais.
A lista é extensa e muito provavelmente, em algum momento ou outro, no decorrer de sua vida, você já passou por uma situação onde teve de enfrentar um ou mais desses sintomas. Lembre-se que para ter certeza se está sofrendo de ansiedade, o ideal é sempre procurar o auxílio de um profissional.
Problemas digestivos
Dos sintomas físicos, um dos mais observados nas pessoas que sofrem do transtorno de ansiedade, são os problemas digestivos. Isso ocorre porque a ansiedade altera as funções gastrointestinais por meio do sistema nervoso, modificando as enzimas digestivas e a secreção dos ácidos e com isso desregulando o funcionamento correto do sistema digestivo. Má digestão, azia e até mesmo as gastrites, são muito frequentes e prejudiciais para a sua saúde.
Comer de forma compulsiva
A ansiedade provoca o desejo de comer de maneira constante, até mesmo quando você não está sentindo fome. Aquele seu prato preferido continua ao seu lado, como se fosse seu melhor amigo. É como se o alimento trouxesse à pessoa uma sensação de conforto, o grande problema é que na maioria dos casos, os alimentos consumidos não são nada saudáveis.
Exagerar no doce é algo muito comum, pois o bem estar momentâneo que ele provoca pode parecer sua única saída naquela circunstância, mas tudo bem, só precisamos ficar atentos a comer excessivamente, como resultado de um desequilíbrio hormonal, pois além de reforçarmos nosso problema com os sentimentos de culpa e incapacidade, provocamos um descontrole ainda maior na nossa vida.
Você se identificou com um ou mais desses sintomas?
Fique atento, você pode sofrer de ansiedade, o auxílio de um profissional capacitado é fundamental para esse tipo de tratamento.
Quais seriam os sinais de depressão na adolescência
Os sintomas de depressão na adolescência, podem passar batido aos olhos dos pais, que na maioria das vezes são os últimos a saber do problema.
Um estudo publicado no jornal de pediatria, revelou que a depressão na adolescência, tem natureza duradoura e se espalha afetando múltiplas funções e causando danos psicossociais.
Mas como diagnosticar depressão na adolescência?
Um dos primeiros sintomas é o isolamento social, fazem questão de estarem fechados no quarto de preferência com pouca luz.
A apatia comum da doença que os pais chamam de preguiça, o adolescente demonstra falta de energia, cansaço frequente e perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas.
Dormir, dormir e dormir
As alterações do sono também são muito comuns, dormir o dia todo a noite toda, mas mesmo assim se mostram cansados o tempo todo, e podem dormir até na escola.
As alterações do apetite são bem óbvias em alguns adolescentes com depressão, muitos perdem a vontade de comer, também evitam sentar-se à mesa com a família na hora das refeições.
A queda brusca no rendimento escolar é outro sinal, geralmente acontece quando o adolescente está cursando o ensino médio e os pais acreditam que as notas ruins são pela mudança no ritmo do ensino e muitas vezes não é.
Auto medicação podem ser outro sinal, com a finalidade de aliviar a dor do sofrimento, causado pela doença e a dor da culpa por não conseguir se sentir feliz, ideias mórbidas são muito comuns e podem ser vistas nas redes sociais.
O adolescente pode estar compartilhando com os amigos imagens e vídeos demonstrando um possível quadro depressivo, sempre se pergunte como são as imagens que o meu filho publica no facebook e instagram? Quais são os links que ele compartilha? Quais assuntos ele se interessa?
A irritabilidade é um sintoma clássico, explosões de raiva, gritos, portas batendo, adolescentes depressivos tem uma variação de humor absurda e qualquer coisa é motivo para desencadear irritação.
O interesse por atividades de risco, o flerte com perigo, podem ser sinais de depressão em adolescentes como forma de combater a apatia.
Se você perceber o uso fora do comum de moletons, casacos, blusas de manga, investigue discretamente se há arranhões, cortes ou queimaduras, portanto, o alerta que damos aos pais é observar, investigar, mas sem afrontar o jovem, sempre busque orientação com profissional antes de qualquer atitude.
Deixe um comentário